A educação do Maranhão é destaque na coletânea Rodas de Conversa do Ensino Médio Integral 2023, promovido pelo Instituto Natura, com a implantação de cinco boas práticas educacionais que impactam positivamente o modelo no estado.
Com 17 redes estaduais do Brasil participantes, cinco boas práticas educacionais do Maranhão foram selecionadas por meio de editais, apresentando soluções e modelos nas três categorias: pedagógica, protagonismo juvenil e gestão, desenvolvidas por profissionais da educação que atuam direta e indiretamente na Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (Supceti), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O secretário de educação Felipe Camarão destaca os investimentos na educação integral e valorização do trabalho de excelência como fatores primordiais para as conquistas.
“Os investimentos para manter as escolas de tempo integral crescem anualmente em nosso estado, e neste ano já é superior a 320 milhões de reais. Além do aumento de investimento no ensino médio que compete ao estado, criamos o Programa Mais Integral, que almeja fornecer apoio técnico e financeiro aos municípios maranhenses no desenvolvimento dessa política pública a nível fundamental. Destaco também à valorização dos profissionais da educação e o apoio formativo que direcionamos à comunidade escolar maranhense que, ao longo dos anos, vem ganhando ainda mais visibilidade e trazendo frutos positivos a gestão”, afirmou.
Boas práticas maranhenses
Na categoria pedagógica, destaque para a boa prática educacional com o tema “Tutoria como suporte humanizado”, do professor Hilton Luis Pereira Almeida, do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, e “Plano de recomposição das aprendizagens”, de Hebbglaydson Luis Silva do Nascimento, coordenador pedagógico.
Para o professor Hilton Luis Pereira Almeida, do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, a publicação é uma importante ferramenta de apoio e incentivo aos professores da rede. “Como professor, fico feliz pelo reconhecimento desse trabalho e espero que meu esforço e das pessoas que me ajudaram, possam de alguma forma, continuar a ajudar outros estudantes de nossas escolas no estado do Maranhão e no Brasil. Ainda tenho muitas boas ideias que poderão e irão se tornar uma boa prática. Espero ter a oportunidade de mostra e ter o apoio e incentivo da minha escola, meus gestores, colegas e da Seduc. Para que nossos alunos e nosso estado seja ainda mais conhecido pelo seu trabalho e dedicação em relação à educação “, disse.
Em protagonismo juvenil, “Meu futuro, minha escolha”, de Bruna Amaral de Medeiros, assessora técnica; e "Educa Mais Grêmios", de Diego Carlos Mesquita Rabelo, coordenador de Protagonismo. Na categoria gestão, com o “Núcleo de pesquisa e olimpíadas”, Thiago Gomes Alves, coordenador da Frente de Inovação.
Ensino em tempo integral
O Maranhão segue avançando com o modelo de escolas em Tempo Integral pelo estado. Em 2023, a rede estadual era composta por 57 Centros Educa Mais, escolas de tempo integral propedêuticas focadas no ensino médio regular e presentes em 22 cidades do Maranhão. Em 2024, a rede estadual de ensino contará com 83 novos Centro Educa Mais, elevando o total para 136 unidades escolares – entre elas, 2 escolas quilombolas.
A ampliação do modelo pedagógico também atinge a oferta de educação profissional tecnológica do estado com novos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que passarão a contar com 12 novas escolas, aumentando o número para 46 Iemas Plenos, além de 3 escolas de tempo integral indígena.
A expansão ganhou forças com a sanção da Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, assim como o Plano Maranhão 2025, que institui o Programa de Fortalecimento da Educação Integral no Estado.
Com 17 redes estaduais do Brasil participantes, cinco boas práticas educacionais do Maranhão foram selecionadas por meio de editais, apresentando soluções e modelos nas três categorias: pedagógica, protagonismo juvenil e gestão, desenvolvidas por profissionais da educação que atuam direta e indiretamente na Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (Supceti), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O secretário de educação Felipe Camarão destaca os investimentos na educação integral e valorização do trabalho de excelência como fatores primordiais para as conquistas.
“Os investimentos para manter as escolas de tempo integral crescem anualmente em nosso estado, e neste ano já é superior a 320 milhões de reais. Além do aumento de investimento no ensino médio que compete ao estado, criamos o Programa Mais Integral, que almeja fornecer apoio técnico e financeiro aos municípios maranhenses no desenvolvimento dessa política pública a nível fundamental. Destaco também à valorização dos profissionais da educação e o apoio formativo que direcionamos à comunidade escolar maranhense que, ao longo dos anos, vem ganhando ainda mais visibilidade e trazendo frutos positivos a gestão”, afirmou.
Boas práticas maranhenses
Na categoria pedagógica, destaque para a boa prática educacional com o tema “Tutoria como suporte humanizado”, do professor Hilton Luis Pereira Almeida, do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, e “Plano de recomposição das aprendizagens”, de Hebbglaydson Luis Silva do Nascimento, coordenador pedagógico.
Para o professor Hilton Luis Pereira Almeida, do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, a publicação é uma importante ferramenta de apoio e incentivo aos professores da rede. “Como professor, fico feliz pelo reconhecimento desse trabalho e espero que meu esforço e das pessoas que me ajudaram, possam de alguma forma, continuar a ajudar outros estudantes de nossas escolas no estado do Maranhão e no Brasil. Ainda tenho muitas boas ideias que poderão e irão se tornar uma boa prática. Espero ter a oportunidade de mostra e ter o apoio e incentivo da minha escola, meus gestores, colegas e da Seduc. Para que nossos alunos e nosso estado seja ainda mais conhecido pelo seu trabalho e dedicação em relação à educação “, disse.
Em protagonismo juvenil, “Meu futuro, minha escolha”, de Bruna Amaral de Medeiros, assessora técnica; e "Educa Mais Grêmios", de Diego Carlos Mesquita Rabelo, coordenador de Protagonismo. Na categoria gestão, com o “Núcleo de pesquisa e olimpíadas”, Thiago Gomes Alves, coordenador da Frente de Inovação.
Ensino em tempo integral
O Maranhão segue avançando com o modelo de escolas em Tempo Integral pelo estado. Em 2023, a rede estadual era composta por 57 Centros Educa Mais, escolas de tempo integral propedêuticas focadas no ensino médio regular e presentes em 22 cidades do Maranhão. Em 2024, a rede estadual de ensino contará com 83 novos Centro Educa Mais, elevando o total para 136 unidades escolares – entre elas, 2 escolas quilombolas.
A ampliação do modelo pedagógico também atinge a oferta de educação profissional tecnológica do estado com novos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que passarão a contar com 12 novas escolas, aumentando o número para 46 Iemas Plenos, além de 3 escolas de tempo integral indígena.
A expansão ganhou forças com a sanção da Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, assim como o Plano Maranhão 2025, que institui o Programa de Fortalecimento da Educação Integral no Estado.
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