Governo do Maranhão apresenta o Plano de Desenvolvimento da Agricultura para a Região Tocantina




O Encontro da Agricultura Familiar da Região Tocantina realizado na última sexta-feira (26) em Imperatriz trouxe informações importantes sobre as ações destinadas para os pequenos produtores responsáveis por 23% da produção do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O evento, organizado pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) com as parcerias da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), ouviu e debateu as demandas da região com associações, cooperativas, sindicatos e representantes da agricultura familiar local.

Secretário da SAF, Bira do Pindaré apresentou o Plano de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para a região. As medidas e ações têm o objetivo de promover a agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável no Maranhão, por meio de políticas públicas que incentivam a produção de alimentos saudáveis, a segurança alimentar, a economia verde e a geração de trabalho e renda.

Durante o encontro, o secretário destacou a importância de avançar nas ações para a Região Tocantina e anunciou as medidas importantes já autorizadas e em fucionamento pelo governo. Entre elas, está a aquisição de equipamentos e a autorização do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) totalizando R$ 8,5 milhões de reais para compras diretamente dos agricultores familiares no estado. “Essa iniciativa representa mais de 700 toneladas de alimentos que o governo adquirirá este ano, viabilizando o acesso aos mercados e à comercialização, além de garantir sustentabilidade e economia para quem vive da agricultura familiar”, frisou Bira do Pindaré.

O gestor regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) em Imperatriz, Valdinar Barros, reforçou a união das entidades para o desenvolvimento da agricultura familiar do estado, em especial a região Tocantina. “A união da SAF, da Agemsul, do Sebrae, Senar e de toda a rede de nossos parceiros reforça o compromisso com o desenvolvimento e assim estamos contribuindo para o Maranhão com as ações e políticas públicas necessárias para a agricultura familiar”, disse Valdinar.

Para a agricultora familiar Rosa Barros, o encontro fortalece os pequenos produtores contemplando a categoria na região. “Ficamos informados e orientados sobre os programas direcionados à agricultura familiar como o Programa de Aquisição de Alimentos, que traz renda para nós e portanto nos sentimos valorizados com este encontro”, afirmou Rosa Barros.

Para o presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão, o Governo do Maranhão tem trabalhado de forma intensa para promover e estimular o desenvolvimento da agricultura familiar na Região Tocantina. “A Agemsul está aqui para prestigiar o importante evento que traz orientação e informação à agricultura familiar, assim como dá o suporte necessário às secretarias, além de nos colocarmos à disposição para continuarmos contribuindo com o fortalecimento das ações que ajudem a desenvolver a categoria”, acrescentou Vagtônio Brandão.

Além dos representantes das associações, sindicatos e cooperativos, universidades, instituições financeiras, líderes políticos, o encontro contou com a presença do secretário-Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão.

Comentários