Serão criados os campi Mirinzal e Vitorino Freire. Em março, o Governo Federal já havia anunciado quatro novos campi. Com novos anúncios, a instituição conta agora com seis novos campi para serem somados aos 29 já existentes.
Unidade do IFMA em Mirinzal passará a funcionar como campus. Alteração permite que o local possa expandir a oferta de vagas para alunos e aumentar a quantidade de servidores, além de passar a ofertar o ensino médio.
O Governo Federal anunciou a criação de dois novos campi do IFMA. As unidades vão funcionar em Mirinzal e Vitorino Freire. Em março, já havia sido anunciada a criação de quatro novos campi da instituição – em Amarante do Maranhão, Balsas, Chapadinha e Colinas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo da nova expansão é ampliar a oferta de vagas e proporcionar mais oportunidades por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A portaria de criação dos novos campi foi assinada na quinta-feira (18), em Brasília-DF, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Sectec), Getúlio Marques Ferreira. A informação será divulgada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial da União.
IFMA Campus Mirinzal
Com a autorização do MEC, o Centro de Referência do IFMA em Mirinzal passará a funcionar como campus. A alteração permite que a unidade possa expandir a oferta de vagas para alunos e aumentar a quantidade de servidores, além de passar a ofertar curso técnico de nível médio. A estrutura foi inaugurada em dezembro de 2022 e possui 8 salas de aula, com capacidade de atender 960 alunos, somando os três turnos. O atendimento ao público foi iniciado em 2023. Atualmente, são 120 alunos ligados ao Centro de Referência, pelo Programa Escola da Terra (de Formação Iniciada e Continuada) e pela Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (Educação a Distância). Antes disso, já foram ofertados outros dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de Pedreiro e Agricultor Orgânico, pelo Programa Mulheres Mil. Estão ainda programadas as ofertas de três turmas de Aquicultura, três turmas de Cooperativismo e três turmas de Beneficiamento de Pescados, todas pactuadas pelo bolsa formação. Há também a previsão de nova pactuação pelo Programa Mulheres Mil, para a oferta de 240 vagas em três cursos – Salgadeiro, Operador de Computadoe Cuidador Infantil.
IFMA Campus Vitorino Freire:
Já o Campus Vitorino Freire (antigo Centro de Referência Educacional) está sendo edificado na área doada ao IFMA, localizada no lote nº 50/0563-7, MA-119, s/n, na zona rural de Vitorino Freire – MA, com área total de 4,96 ha. A construção contempla 10 blocos – ambiente administrativo; bloco multiuso com biblioteca, sala de aula, salas de coordenação e Fábrica de Inovação; guarita; bloco de laboratórios; passarela; bloco com cinco salas de aula e banheiros; área de vivência; estacionamento com 197 vagas. O total de investimentos é de R$ 9,5 milhões. Atualmente, a obra conta com um percentual executado de aproximadamente 83%.
A comunidade maranhense agradece o presidente Lula e o MEC pela retomada de investimentos na criação de novos campi do IFMA e celebra a oportunidade do aumento de vagas para jovens e adultos na Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Maranhão.
--
Comentários
Postar um comentário